Comitê discute planejamento do setor aéreo

A segurança de voo da copa de 2014 foi um dos temas da 60ª reunião Comitê Nacional de prevenção de acidentes aeronáuticos que reuniu 54 entidades na semana passada (12 e 13/11) em Brasília. Ouça entrevista com o presidente do comitê e Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço. 
 
O fórum tratou de temas relevantes para a comunidade de aviação. O representante do CENIPA acolheu uma das propostas da plenária e assegurou intensificar as ações de prevenção na área de manutenção de aeronaves em 2014, por meio de atividades educacionais promovidas pelo órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
 
Os participantes também discutiram questões relacionadas à visão estratégica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre o planejamento do setor aéreo para os grandes eventos desportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.
 
Crescimento do tráfego aéreo – O conceito de espaço aéreo que será empregado durante a Copa do Mundo de 2014 e as expectativas em relação ao crescimento da demanda de movimentos aéreos no Brasil foram aspectos da abordagem do Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel-Aviador Ary Rodrigues Bertolino, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. De acordo com estudos e análises feitas pelo órgão, Coronel Bertolino estima um aumento na demanda do espaço aéreo para 2014 de cerca de 5% para a aviação de passageiros e de até 150% para a aviação geral nos jogos das semifinais e da final da Copa.
 
O Chefe do CGNA, que atua no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea, explica que o plano de ação do DECEA foi formalizado em 2011, em dez capítulos, cujas informações serviram de base para a elaboração do plano do governo federal. "Em 2012, foram treinados 2.600 controladores de voo para trabalhar nos grandes eventos de 2014, a um custo de 11 milhões de reais," informou o Coronel Bertolino.
 
Aumento da fiscalização – O gerente de operações Marcelo de Souza Carneiro Lima, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apresentou o planejamento do setor aéreo que envolverá a fiscalização da segurança operacional e do direito do passageiro na Copa do Mundo de 2014. Segundo Marcelo, 40% dos servidores da agência estarão envolvidos na fiscalização de aeronaves, pilotos, empresas aéreas e aeroportos durante o evento. Trata-se de um amplo programa que será desenvolvido em conjunto com os demais órgãos da aviação brasileira, sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).
 
“A realização Copa do Mundo de 2014 colocará em teste não só a imagem do Brasil, mas principalmente a capacidade do Estado brasileiro de organizar um evento e garantir sua segurança," destacou Marcelo. O crescimento da aviação civil já ultrapassou o transporte rodoviário interestadual. Por conta disso, durante a realização dos grandes eventos desportivos espera-se um intenso movimento aéreo entre as principais cidades brasileiras que sediarão os jogos, com a chegada de aviões fretados, aeronaves com chefes de Estado, delegações, equipes da mídia e outros.
 
A data para próxima reunião do Comitê já está definida e será nos dias 6 e 7 de maio de 2014.

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