AVIONICOS – SENAI-SP inaugura Escola Móvel

 


Felipe Agne,
Agência Indusnet Fiesp, de São Carlos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) inaugurou, na  sexta-feira, no Museu da TAM, em São Carlos, no interior de São Paulo, a primeira escola móvel de aviônicos do Brasil. A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do SENAI-SP, Paulo Skaf.

A unidade móvel de capacitação profissional oferecerá cursos para os segmentos de manutenção e fabricação de aeronaves, contemplando toda a eletrônica embarcada presente nesses aparelhos, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo. Os programas terão como foco a formação inicial e a formação continuada e terão carga horária variável de 40 a 200 horas.

“Estamos fazendo cinco unidades móveis de aviônicos e vamos dar o nome de Fernando (Botelho) à esta primeira unidade móvel de aviônicos, que vai rodar o estado, que vai levar conhecimento, o espírito e o nome de nosso companheiro e amigo Fernando de Arruda Botelho”, disse Skaf, numa referência ao empresário de mesmo nome falecido no ano passado e que agora é patrono de uma escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) em São Carlos.

Dentre os cursos que serão oferecidos estão: fios e cabos condutores; confecção de cablagens; sistema de radiocomunicação; instrumentos e sistemas aviônicos; painéis de instrumentos; sensores analógicos; sensores digitais; e mecanismos de pressão diferencial.

O objetivo do SENAI-SP é disponibilizar a escola móvel para todo o estado de São Paulo e atender a demanda por mão de obra especializada de aeroclubes, aeródromos e empresas aéreas. O SENAI-SP construirá outras três unidades móveis de aviônicos, o que representará investimento de cerca de R$ 7 milhões para essa modalidade de atendimento.

Setor em expansão

O Brasil é responsável pela segunda frota de aeronaves do mundo, com quase 20 mil aviões, incluindo equipamentos de grande porte, helicópteros, aviões agrícolas e experimentais. Atualmente, operam no país 50 empresas aéreas estrangeiras e 173 de táxi aéreo.

Também estão entre as metas do SENAI-SP para o setor de aviação a construção do Centro SENAI de Tecnologias Aeronáuticas, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e a criação do Instituto de Inovação em Defesa, totalizando aporte superior a R$ 90 milhões. Os empreendimentos somarão mais de 21 mil metros quadrados de área construída. A escola de alta tecnologia que será construída no Vale do Paraíba oferecerá 5,8 mil matrículas por ano para cursos de formação inicial e continuada.

O SENAI-SP oferece programas regulares de capacitação profissional para a área de aviação nas escolas da rede instaladas nos municípios de São Carlos, São José dos Campos e Botucatu, totalizando 452 matrículas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter