Conclusão do Curso de Formação de Sargentos da Aviação do Exército

Desde 1995, o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) ministra o curso de formação de Sargentos de Aviação de manutenção, entregando, com excelência, mecânicos de aeronaves às unidades da Aviação do Exército. Atualmente, a formação é dividida em dois períodos de instrução, sendo o primeiro ano sob coordenação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e o segundo ano, sob responsabilidade do CIAvEx.

No segundo ano, as instruções são distribuídas em 43 semanas, divididas em módulos de disciplina, que possibilitam ao aluno atingir duas competências essenciais para se tornar um aeronavegante militar: ser mecânico de voo e mecânico de 1º escalão de manutenção. Para isso, durante o curso, os alunos estudam história militar, física aplicada à aviação, teoria de voo de helicópteros, sistemas de aeronaves, operação com helicópteros, treinamento físico militar, tiro de armas portáteis e coletivas, instruções especiais, dentre outras.

Além de uma formação técnica diversificada, o aluno desenvolve os seguintes conteúdos atitudinais: zelo, cooperação, previsão, iniciativa, objetividade, organização, persistência, responsabilidade e rusticidade.

Ao integrar todo o aprendizado técnico com as atitudes desenvolvidas, o futuro Sargento de Aviação estará apto a desempenhar todas as missões de voo e de manutenção em seus novos Batalhões, contribuindo com a operacionalidade e com a segurança de voo na Aviação do Exército.

Em 29 de novembro de 2019, foram promovidos à graduação de 3º sargento, 21 alunos, sendo 5 do sexo feminino, oriundos de diversos Estados do país, assim distribuídos: 12 do Rio de Janeiro, 3 de São Paulo, 3 de Minas Gerais, 3 do Espírito Santo.

A formatura de graduação pode contar com a presença do General de Exército Amaro, Comandante Militar do Sudeste, General de Brigada Aguiar, Comandante da Aviação do Exército, Coronel R1 Telles e Coronel R1 Wanderley, pioneiros da Aviação do Exército, Tenente Zandonadi, Ex-Combatente da FEB, dentre outras autoridades.

Fotos: CIAvEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter