COBERTURA ESPECIAL - Astros 2020 - Terrestre

29 de Abril, 2019 - 19:00 ( Brasília )

Cmdo Art Ex - Assume Gen Bda Valerio Lange




No dia 26 de abril 2019, foi realizada no 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, "Grupo Visconde de São Leopoldo", a Solenidade de Passagem de Comando do Comando de Artilharia do Exército do Comando Militar do Sul (CMS), do Coronel Eduardo Gonçalves de ARAUJO (Interino) para o General-de-Brigada Valério Luiz LANGE.

A Cerimônia foi presidida pelo General-de-Exército Geraldo  MIOTTO Comandante do CMS. Prestigiaram o evento o General-de-Exército José Carlos De NARDI, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), entre os anos de 2010 e 2014, e o General-de-Exército Carlos BOLIVÁR Goellner, Comandante do Comando Militar do Sul, entre os anos de 2011 a 2014, Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes de Organizações Militares e convidados.

Também presente o Gerente do Programa Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020, Gen Bda R1 José Júlio Dias BARRETO, e representantes da indústria: Leandro Villar, Marcos Agmar e Fernando Ikedo da AVIBRAS Aeroespacia; Gen R1 Antonio Luiz da Costa Burgos da RUAG; José Antonio Pires Barbosa NEXTER/TELEMATICS, e Cel R1 Roberto Carvalho e Lídio A. Felix da RC Consultoria.

Gen Valerio Lange: Formação e Experiência

O Exército Brasileiro continua no processo de formação do Comando da Artilharia, do Forte de Santa Bárbara (FSB) e o desenvolvimento do Programa Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020. A posse do Gen Bda Lange é um ponto importante pela formação e experiência, Graduado na Arma de Artilharia pela AMAN (1989), de Organização, Preparo e Emprego de Sistema Lançadores de Mísseis e Foguetes (CIArtMslFgt). É doutor na turma pioneira em Ciências Militares pela ECEME (2007), com ênfase no relacionamento entre o Exército e a Base Industrial de Defesa.

E pela experiência profissional:  Serviu como oficial subalterno e capitão no Regimento Mallet (Santa Maria, RS) e no Grupo Barão de Jundiaí (SP), oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto à empresa AVIBRAS Aeroespacial (São José dos Campos, SP), Supervisor do Projeto Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020, e comandou a 1ª Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes  em Brasília, DF, no biênio 2001-2002 e o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF) e Campo de Instrução de Formosa (GO).

Nota: Não é por acaso que os mais experientes operadores do ASTROS estavam presentes no evento. O experiente Cel R1 Carvalho (um dos pais do ASTROS II) e o próprio Gen Bda Lange com centenas de disparos de foguetes. A presença em peso da AVIBRAS Aeroespacial e o Gerente do PEE ASTROS 2020 Gen Bda R1 José Júlio Dias BARRETO mostram a relevância do evento.

 

A partir da Esq. Gen Bda R1 Julio BARRETO (PEE ASTROS 2020),  Gen Bda LANGE,  Cel R1 CARVALHO, Gen Ex MIOTTO (CMS), Cel R1 Simon Sampedro  e  Leandro Villar (AVIBRAS) Foto DefesaNet




A partir da Esq: Leandro Villar (AVIBRAS), Cel R1 Simon Sampedro  Cel CARVALHO, Gen Ex De NARDI, Gen Bda LANGE, Sr Lído Felix,  Sr Agmar (AVIBRAS) e Gen Burgos (RUAG) Foto DefesaNet



O Brinde do Copo d´Água

Na Guerra do PARAGUAI, a água era de difícil obtenção, pois o campo de batalha era pantanoso e as águas dos seus rios estavam contaminadas pela cólera. Para manter a saúde das tropas brasileiras, trazia-se água do Brasil.

A água pura, vinda de longe, tornou-se um artigo de luxo às tropas brasileiras, no Campo de Batalha do Paraguai.

Consciente disso, e com o intuito de unir sua tropa, o então Tenente-Coronel MALLET, após conquista de objetivos militares ou após um exaustivo dia de trabalho, reunia seus subordinados e oferecia a todos um Brinde com a tão valiosa bebida, a ÁGUA.

Da mesma forma, sempre que pessoas ilustres o visitavam em seu acampamento, MALLET oferecia como brinde o bem mais valioso que ele possuía em campanha: a ÁGUA !!!

Nesta manhã, o nosso “Brinde do COPO D´Água” reverencia a memória do nosso Patrono da Artilharia, o Marechal MALLET, e homenageia o Comando da ARTILHARIA de EXÉRCITO do COMANDO MILITAR DO SUL, Artilharia Divisionária Marechal Gastão de Orleans !!! 

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Embraer

Embraer

Última atualização 20 AGO, 11:30

MAIS LIDAS

Astros 2020