Nova modificação da Kalashnikov: arma do futuro?

Os projetistas do consórcio industrial de construção de máquinas Izmash conseguiram melhorar os parâmetros da arma, tendo-a adaptado às atuais condições de combate e, ao mesmo tempo, conservado as características extraordinárias que teve sempre, comenta a notícia o redator-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko, entrevistado na ocasião pela emissora Voz da Rússia.

"O novo modelo possui várias inocações tecnológicas, sendo multifuncional e preenchendo os requisitos quanto ao alcance de tiro e à elevada precisão e concentração do fogo. A nova arma será posta em serviço de todas as unidades da Forças Armadas da FR e destacamentos especiais."

A AK-12 destaca-se pela configuração pouco habitual, permitindo os seus módulos criar cerca de 20 modificações e usar cartuchos de calibre 5,45 a 7,62 mm. A arma poderá ser manejada só com uma mão, podendo ser dotada de equipamentos suplementares – uma vasta gama de miras telescópicas, telêmetros e até lança-granadas. Entre as inovações podem-se indicar ainda os canos alternados que permitem o uso de três regimes do fogo e um novo gatilho.

Segundo Igor Korotchenko, os projetistas da sofisticada arma usaram as tecnologias supermodernas na área de revestimentos e materiais. Mais de dez inovações e soluções técnicas serão aproveitadas e patenteadas no processo de criação de novos modelos da AK, constata o observador militar, Viktor Baranets.

"As nossas armas automáticas foram mais de uma vez distinguidas com prêmios internacionais. Mas foi a AK que se tornou uma lenda mundial. A versão anterior – AK-74 – conta com 50 milhões exemplares que foram comprados por 50 países. Esperamos que a AK-12 tenha um destino idêntico."

Os testes da AK-12 levados a cabo pela empresa deverão ser concluídos até os finais de 2012. Em 2013 a nova arma será submetida a provas sob a tutela governamental. Na etapa seguinte, a AK-12 entrará em serviço das Forças Armadas russas e será produzida em série.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter