17 de Novembro, 2017 - 12:00 ( Brasília )

Armas

AMOS - Advanced Mortar Sysrem


Cap Rigo – CI Bld
 

A O Advanced Mortar System (AMOS) é um sistema composto por uma torre com dois tubos de morteiro 120 mm retrocarga, que pode ser montada em viaturas blindadas sobre rodas ou sobre lagartas, além de embarcações.

Esse sistema é um empreendimento conjunto das empresas Patria (Finlândia) e Hagglunds (Suécia), sendo que a empresa Patria é a responsável pelo desenvolvimento do morteiro, enquanto a Hagglunds, pelo desenvolvimento da torre.

Até o momento o sistema foi montado nos chassis das viaturas blindadas da família Patria finlandesa e nas viaturas blindadas CV90 suecas. Comparado aos morteiros convencionais, o AMOS tem um poder de fogo muito superior, com uma taxa de 24 tiros por minuto, além de ter a capacidade de realizar múltiplos disparos com impactos simultâneos.

 

Seu alcance máximo depende da munição, mas pode ser superior a 10 Km. Esse sistema possui como diferencial a capacidade de executar tiro direto, com um alcance máximo de 1.500 metros.

O seu carregamento é automático, podendo utilizar todos os tipos de munição para morteiro 120 mm convencionais, além de munições inteligentes, como a Strix, que é uma munição de precisão guiada, com alcance de 5 Km, desenvolvida pela empresa Saab Bofors Dynamics.