01 de Junho, 2017 - 09:55 ( Brasília )

Armas

SFPC/3 - Operação Alta Pressão IV


O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar (SFPC/3) iniciou nessa terça-feira (30), a Operação “Alta Pressão IV” com a finalidade de fiscalizar o comércio de armas e munições no estado do Rio Grande do Sul.

A operação acontece em todo o território nacional, coordenada pelo Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) com o emprego de cerca de 300 organizações militares, monitoradas em tempo real, a partir de Brasília, com apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público Federal.

A ação é uma medida de prevenção para coibir a venda ilegal e o desvio de armas e acessórios que podem ser utilizados por criminosos.

A fiscalização ocorrerá em empresas regularmente registradas no Exército Brasileiro e em outros estabelecimentos que surgirem como alvos potenciais. No primeiro dia da Operação, no Estado do Rio Grande do Sul, foram autuadas quatorze (14) empresas e apreendidos acessórios e munições irregulares.

A primeira Operação do gênero ocorreu em 2015 e a segunda em 2016. Desde então, pôde ser constatada uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições, por parte dos estabelecimentos registrados e autorizados pelo Exército, vindo a contribuir significativamente para o incremento da sensação de segurança à sociedade brasileira.

Artigo relacionado:

SFPC/5 - Exército Fiscaliza Comércio de Armas [Link]