Exército alemão adquire a nova munição airburst 40mm

Ricardo Fan
Redação On-line


O Exército alemão (Bundeswehr) concedeu um contrato milhonário em euros para Rheinmetall   fornecêr milhares de cartuchos de munições 40mm x 53  airburst, juntamente com acessórios. Esta é a primeira aquisão pelas forças armadas alemãs deste tipo de munição desenvolvida pela Rheinmetall.

O Grupo 40 milímetros x 53 airburst Munition (ABM) foi agora totalmente qualificado para uso do Bundeswehr e também pelas forças armadas holandesas. Oficialmente chamado de DM131, é o lote piloto da aquisição e já entregue para às autoridades alemãs.

O momento da detonação de cada disparo do airburst é eletronicamente programável. Em linha com o "Rheinmetall approach", isso ocorre através de um sinal infravermelho do controle/mira de fogo da unidade no momento que o projétil sai do cano da arma. Ela explode em forma de "rosa", redondamente,  exatamente na distância calculada acima de seu alvo, mesmo se este está localizado atrás de algum obstáculo.

Como resultado desta inovadora munição é melhora substancialmente e a eficácia de combate do comprovado 40mm Automatic Grenade Launcher do Bundeswehr. Com a tecnologia de controle de fogo direto, o DM131 atinge um alcance máximo efetivo de 2.200 metros.

Rheinmetall é a lider mundial em desenvolvimento de tecnologia de 40 milímetros. O Grupo fornece uma variada série de munições de 40 mm, de  LV baixa velocidade (low-velocity), de MV média velocidade (medium-velocity) e de HV alta velocidade  (high-velocity), juntamente com sistemas de armas, como a Cerberus (lançador  montável de granadas) e a metralhadora  automática de granadas Hydra.

Graças a montagem em amortecedores hidráulicos (built-in hydraulic shock absorbers), ambas as armas são adequados para munição MV e LV.  O controle/mira de fogo (Fire control/aiming) das unidades da linha de produtos Vingmate 40 milímetros completam portfólio do Grupo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter