A Guarda Nacional da Geórgia anuncia parceria estatal com a Argentina

English version
 

Desiree Bamba
Departamento de Defesa da Geórgia


A Guarda Nacional da Geórgia foi selecionada como parceira dos EUA para a República da Argentina, como parte do Programa de Parceria Estatal (SPP, por sua sigla em inglês) do Departamento de Defesa. O anúncio foi feito em Nov 30.

“O Programa de Parceria Estatal nos permite aproveitar os vínculos profundos e confiáveis que a Guarda Nacional criou com um grande grupo de aliados estrangeiros entre os vários comandos de combate”, disse o Tenente Brigadeiro do Ar Joseph L. Lengyel, da Força Aérea dos EUA, chefe do Escritório da Guarda Nacional. “Tenho certeza de que a Guarda Nacional da Geórgia e a Argentina colherão os benefícios da variedade extraordinariamente rica de competência e experiência que cada uma trará a essa parceria.”

Orientado pelas metas de política estrangeira do Departamento de Estado dos EUA, o SPP é administrado pelo Escritório da Guarda Nacional e dá apoio aos objetivos de cooperação de segurança dos comandantes do teatro de operações. O programa tem criado, com sucesso, relacionamentos em todo o mundo por mais de 20 anos. Com a inclusão da Argentina, o SPP terá um total de 73 estados parceiros.

“Sinto-me honrado pelo fato de que nosso Departamento de Defesa da Geórgia passará a fazer parte do Programa de Parceria Estatal com a Argentina”, disse o governador da Geórgia Nathan Deal. “Aguardamos com grande expectativa essa parceria, pois ela servirá como oportunidade para muitas das principais indústrias e empresas da Geórgia, bem como agências governamentais, universidades e organizações civis.”

A Argentina se tornará a segunda parceira estatal da Geórgia. O Estado formalizou uma parceria com o país da Geórgia em 1994. Desde que a parceria teve início, a Guarda Nacional da Geórgia estabeleceu mais de 100 intercâmbios, desde assistência humanitária e preparação para assistência em desastres, a manutenção, gerenciamento de emergência, oportunidades na aviação e re-estruturação da Polícia Militar da Geórgia.

O relacionamento EUA-Argentina teve um avanço considerável quando o então recém-eleito presidente argentino, Mauricio Macri, solicitou a inclusão da Argentina no SPP no início de 2016. Desde então, a Guarda Nacional da Geórgia demonstrou um espectro de habilidades que ajudarão no atendimento dos requisitos de segurança da Argentina e na solidificação da colaboração de segurança já existente.

O SPP entre o estado da Geórgia e a Argentina estabelecerá a base para o desenvolvimento de um relacionamento bem-sucedido de longa duração, através do compartilhamento de conhecimento em resposta a emergência e desastres, aperfeiçoamento da segurança de fronteira e fortalecimento da cooperação nas operações de paz e preparação, afirmaram as autoridades da Geórgia.

“Estou entusiasmado para começar nosso relacionamento e explorar oportunidades entre o Estado da Geórgia e a República da Argentina,” disse o Brigadeiro Joe Jarrard, brigadeiro adjunto da Guarda Nacional da Geórgia. “A Argentina tem uma economia aberta e bem desenvolvida, com Forças Armadas consolidadas. Nossa organização espera fornecer assistência em questões ambientais relacionadas a enchentes e incêndios florestais, trocas e manutenção na aviação, segurança de fronteira, logística e preparação para desastres. O relacionamento futuro entre esse país da América do Sul e nosso estado sulista é ilimitado e ajudará a fortalecer não só nossos dois países, mas também aumentar a estabilidade nas Américas.

O SPP evoluiu de uma decisão do Comando Europeu dos EUA, em 1991, para a criação de um Programa de Equipe de Contato Conjunto na Região do Báltico, com soldados e pilotos de reserva. Uma proposta posterior do Escritório da Guarda Nacional associou os estados dos EUA com três países emergentes do antigo bloco soviético e, assim, surgiu o SPP, tornando-se uma ferramenta fundamental de cooperação de segurança dos EUA, facilitando a cooperação em vários aspectos de questões civis e militares internacionais, incentivando os laços entre as pessoas em nível estatal.

Através do SPP, a Guarda Nacional conduz ações militares entre os dois grupos em apoio às metas de segurança de defesa, mas também faz uso de relacionamentos de toda a sociedade e dos recursos para facilitar ações inter-agências e de resposta, abrangendo forças armadas, governo, esferas econômicas e sociais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter