COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Naval

25 de Março, 2019 - 11:50 ( Brasília )

Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” realiza evento de intercâmbio com Armada do Chile, em Punta Arenas


O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel”, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Antonio Braz de Souza, após concluir a 6 o fase da missão OPERANTAR XXXVII, visitou o Porto de Punta Arenas, no Chile, para realizar abastecimento de combustível, água e gêneros alimentícios, além de evento de intercâmbio com os militares da Armada do Chile.

O NApOc “Ary Rongel” realizou a sua 25ª viagem aos mares austrais. Nessa longa comissão, com o regresso ao Rio de Janeiro previsto para 13 de abril de 2019, o “Ary Rongel” realizou apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais, atuou na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, executou os trabalhos de campo a serem desenvolvidos nos refúgios e acampamentos previstos, além de servir como plataforma para a realização de pesquisas, efetuando lançamentos e recolhimentos de pesquisadores.

Em aproveitamento ao abastecimento logístico realizado no Porto de Punta Arenas, o “Gigante Vermelho”, como é apelidado, recepcionou, no dia 20 de março, o Chefe do Estado Maior da III Zona Naval, Capitão de Navio Enrique Silva, e o Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile, o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Taumaturgo Pavoni. Na ocasião os visitantes, conheceram as instalações do navio e assistiram a um breve vídeo que retrata o dia a dia do navio no Continente Antártico.

Eles também discutiram a importância científica e político-estratégica das atividades desenvolvidas pelo Brasil na Antártica e enalteceram a participação da Marinha do Brasil na coordenação e execução das tarefas. Atendendo à solicitação da Armada do Chile, durante o intercâmbio realizado, os militares do NApOc “Ary Rongel” visitaram o Museu Naval e as instalações da Base Naval de Punta Arenas, onde trocaram experiências, bem como estreitaram laços de amizade com Marinha amiga.