VENEZUELA – FANB manda duro recado aos Políticos

Nota DefesaNet

Contém texto do pronunciamento, em português e espanhol. Também vídeos da apresentação da Dra Rocio San Miguel.

O Editor

Ministro de la Defensa emite comunicado ante llamado de Diputado Julio Borges a la FANB para el rescate de la Constitución

06 Janero 2017

Caracas, 06 JAN. AVN.- A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) divulgou na sexta-feira (06JAN2017) um comunicado ratificando ao povo venezuelano seu compromisso irredutível para trabalhar em prol da paz e em defesa da soberania nacional.

Em nota, a FANB reafirma absoluta lealdade ao chefe de Estado, Nicolás Maduro, e fiel compromisso com a Constituição, rechaçando novos chamamentos a um golpe de Estado realizados pela direção da Assembleia Nacional (AN).

Nesta quinta-feira, o deputado Julio Borges- juramentado ilegalmente como o novo presidente da AN, instância que está em desacato por não cumprir sentença do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ)- fez novo chamado à FANB para somar-se aos interesses da oligarquia e não aos do povo venezuelano, e desconhecer o presidente da República, Nicolás Maduro.

Veja a nota na íntegra:

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) ratifica ao povo venezuelano a irredutível vocação de servir a seus mais elevados interesses e o inquebrantável compromisso de respeitar e fazer cumprir a Suprema Lei da República, como sempre fizemos, especialmente durante os últimos 27 anos nos quais enfrentou graves atentados tais como, golpes de estado, paralisação petroleira, guarimbas terroristas, criminalidade paramilitar e violência política; todos eventos em que os inimigos da pátria fracassaram estrepitosamente graças ao papel preponderante do governo bolivariano e a instituição castrense para proteger sua paz e estabilidade democrática.

Por isso resulta tristemente contraditório que da Assembleia Nacional seja realizado um chamamento ao resgate da Constituição, sob um enfoque tendencioso e parcial, que pretende gerar incerteza para arrebatar a legitimidade do cidadão Nicolás Maduro Moros como Presidente da República Bolivariana da Venezuela e Comandante em Chefe da FANB. Neste sentido enfatizamos que para os homens e mulheres de uniforme, o Chefe de Estado não é uma parcialidade política, pois a mesma Carta Magna estabelece que exerce a suprema autoridade hierárquica, razão pela qual nossa obediência não representa uma atitude complacente, mas uma obrigação legalmente estabelecida; por isso lhe reiteramos absoluta lealdade e incondicional apoio no esforço que dia a dia realiza para superar as dificuldades que enfrentamos na atualidade.

Também convém ressaltar a sistemática falta de respeito que de forma desafiante vem sendo praticada por um setor da Assembleia Nacional contra autoridades legitimamente constituídas como o Tribunal Supremo de Justiça, ao violentar o consagrado no artigo 335 do texto constitucional que o define como o máximo e último intérprete desta Constituição; pelo qual todas as instâncias do Estado estão obrigadas a seu estrito acatamento. Sendo assim qualquer ato emanado à margem desta norma se considera fora da ordem constitucional, carente de legalidade e inoficioso, que em nada contribui com a harmonia e concórdia necessárias para o progresso e o desenvolvimento do país.

Contamos com uma rica história na defesa da democracia venezuelana, sempre apegados ao ideário do Libertador Simón Bolívar; hoje, a Força Armada Nacional é orgulhosamente Bolivariana, como nunca antes. Somos a coluna vertebral da soberania popular, constituindo-nos no mais zeloso guardião das conquistas sociais e direitos de seus concidadãos, com o qual ganhou admiração. Em consequência, é a mesma FANB e o povo que hoje exigem respeito e rechaçam estes assinalamentos de fátuos argumentos. Chega de chamamentos que pretendem envolver a instituição em situações de caráter faccioso contrárias a sua essência constitucional e profissional!

Duzentos anos depois do nascimento de Ezequiel Zamora, o General do Povo Soberano, o precursor do igualitarismo social e a união cívico – militar, os soldados da pátria, dignos herdeiros de seu legado, ratificamos o ineludível compromisso de defender a todo custo as conquistas da Revolução Bolivariana em benefício de nossa amada nação, para preservá-la para sempre livre, soberana e independente.

CHÁVEZ VIVE… A PÁTRIA SEGUE

INDEPENDÊNCIA E PÁTRIA SOCIALISTA… VIVIREMOS E VENCEREMOS!

VLADIMIR PADRINO LÓPEZ

GENERAL EM CHEFE

Texto em Español


La Fuerza Armada Nacional Bolivariana ratifica al pueblo venezolano la irreductible vocación de servir a sus más elevados intereses y el inquebrantable compromiso de respetar y hacer cumplir la Suprema Ley de la República, como siempre lo hemos hecho, especialmente durante los últimos 17 años en los cuales ha enfrentado graves atentados tales como, golpes de estado, paro petrolero, guarimbas terroristas, criminalidad paramilitar y violencia política; eventos todos en que los enemigos de la patria fracasaron estrepitosamente gracias al rol preponderante que jugó el gobierno bolivariano y la institución castrense para salvaguardar su paz y estabilidad democrática.

Por ello resulta tristemente contradictorio, que desde la Asamblea Nacional se efectúe un llamado al rescate de la Constitución, bajo un enfoque sesgado y parcial, que pretende generar incertidumbre para arrebatar la legitimidad del ciudadano Nicolás Maduro Moros como Presidente de la República Bolivariana de Venezuela y Comandante en Jefe de la FANB. En este sentido recalcamos que para los hombres y mujeres de uniforme, el Jefe de Estado no es una parcialidad política, pues la misma Carta Magna precisa que ejerce la suprema autoridad jerárquica, razón por la cual nuestra obediencia no representa una actitud complaciente, sino una obligación legalmente establecida; por eso le reiteramos absoluta lealtad e incondicional apoyo en el esfuerzo que día a día realiza para superar las dificultades que enfrentamos en la actualidad.

También conviene resaltar el sistemático irrespeto que en forma desafiante se viene practicando desde un sector de la Asamblea Nacional  contra autoridades legítimamente constituidas como el Tribunal Supremo de Justicia, al violentar lo consagrado en el artículo 335 del texto constitucional que lo define como el máximo y último intérprete de esta Constitución; por lo que todas las instancias del Estado están obligadas a su estricto acatamiento. Siendo así, cualquier acto emanado al margen de esta norma se considera fuera del hilo constitucional, carente de legalidad e inoficioso, que en nada contribuye a la armonía y concordia necesarias para el progreso y desarrollo del país.

Contamos con una rica historia en la defensa de la democracia venezolana, siempre apegados al ideario del Libertador Simón Bolívar; hoy, la Fuerza Armada Nacional es orgullosamente Bolivariana, como nunca antes. Somos la columna vertebral de la soberanía popular, constituyéndonos en el más celoso guardián de las conquistas sociales y derechos de sus conciudadanos, con lo cual se ha ganado su admiración. En consecuencia, es la misma FANB y el pueblo quienes hoy exigen respeto y rechazan estos señalamientos de fatuos argumentos. ¡Basta de llamados que pretenden involucrar a la institución en situaciones de corte faccioso contrarias a su esencia constitucional y profesional!

A 200 años del natalicio de Ezequiel Zamora, el General del Pueblo Soberano, el precursor del igualitarismo social y la unión cívico – militar, los soldados y soldadas de la patria, dignos herederos de su legado, ratificamos el insoslayable compromiso de defender a toda costa los logros de la Revolución Bolivariana en beneficio de nuestra amada nación, para preservarla por siempre libre, soberana e independiente.

CHÁVEZ VIVE… LA PATRIA SIGUE

¡INDEPENDENCIA Y PATRIA SOCIALISTA… VIVIREMOS Y VENCEREMOS!

 

 VLADIMIR PADRINO LÓPEZ

GENERAL EN
JEFE

 
Apresentação do Trabaçlho da especialista Venezuelana Rocio San Miguel (Control Ciudadano) à Assembléia da Venezuela em Novembro 2016
Ruta de Transición Militar

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter