Brasil e Paraguai debatem acordos e cooperação em defesa

Com o intuito de fortalecer a relação entre Brasil e Paraguai na área de defesa, o ministro Aldo Rebelo inicia, na segunda-feira (25), viagem de dois dias a Assunção para tratar de assuntos de interesse dos dois países. Na agenda, Aldo se reunirá com o ministro da Defesa paraguaio, Diógenes Martinez.

Até terça-feira (26), o ministro irá cumprir uma agenda que inclui, entre outros compromissos, visita ao trabalho conjunto desenvolvido por militares brasileiros que ministram cursos nas academias militares paraguaias.

O Brasil já possui uma relação densa de cooperação com o Paraguai e o objetivo da viagem é reiterar essa parceria, assim como já ocorre com outros países do entorno estratégico. O compromisso foi assumido durante encontro, realizado em novembro do ano passado, com o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Maria Cáceres Cardoso.

Dentre as atividades já em andamento, destacam-se o intercâmbio de conhecimento na área militar, operações e exercícios conjuntos realizados pelas marinhas dos dois países, e as conversações para aquisição por parte do Paraguai de aeronaves brasileiras, modelo Super Tucano.

A expectativa é que, durante a reunião bilateral, seja definida a data para a realização do encontro entre ministros da Defesa e das Relações Exteriores dos dois países, o chamado mecanismo 2 +2.

Os ministros Aldo e Martinez também deverão tratar de temas como exercícios conjuntos na área de fronteira, cooperação em defesa cibernética, guerra eletrônica e defesa química e biológica.

Aldo Rebelo pretende conhecer os principais sítios históricos onde ocorreram batalhas entre brasileiros e paraguaios entre 1865 a 1870. O objetivo é fazer um projeto de cooperação para recuperar a memória histórica da guerra que envolveu os dois países, a Guerra do Paraguai, o maior evento militar registrado na América do Sul.

Rebelo participa de passagem de comando no CMSE

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participou, nesta sexta-feira (22), no Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo (SP), de passagem de comando aos generais que atuarão no Quartel-General do Ibirapuera. A cerimônia marcou a passagem de função de Comandante da 2ª Região Militar (2ª RM), da 2ª Divisão do Exército (2ª DE) e da Chefia do Estado-Maior do CMSE.

O general Cláudio Coscia Moura passou a função de Comandante da 2ª RM ao general Antonino dos Santos Guerra Neto, que deixa a vice-chefia de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

O general Carlos dos Santos Sardinha passou o comando da 2ª DE ao general Décio Luís Schons, que deixa a sub-chefia de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa. O general Riyuzo Ikeda passou a chefia do Estado-Maior do CMSE ao general Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter