Venezuela culpa Colômbia de problemas internos por motivo eleitoral, diz Santos

A Venezuela tenta responsabilizar a Colômbia de seus problemas internos por motivos políticos e eleitorais, disse nesta quarta-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, acrescentando que a escassez de produtos básicos no país vizinho se deve ao fracasso do seu modelo econômico.

Em declarações que poderiam aumentar a tensão diplomática entre os países, Santos rejeitou as acusações do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de que está sendo preparado um complô em Bogotá para assassiná-lo sem que o governo da Colômbia faça algo para impedir.

"São acusações absurdas, ridículas", afirmou Santos, que criticou novamente as deportações de colombianos da Venezuela e denunciou atropelos e violações aos direitos humanos.

"O mundo inteiro sabe que a escassez dos produtos na Venezuela se deve a uma política econômica que fracassou miseravelmente. A situação não tem nada a ver com a Colômbia, nem com os colombianos", afirmou o mandatário durante reunião com ministros na cidade fronteiriça de Cúcuta.

Maduro ordenou o fechamento de parte da fronteira comum há duas semanas, depois que um enfrentamento de contrabandistas com militantes deixou dois soldados feridos.

Venezuela acerta empréstimo de US$5 bi com China para elevar produção de petróleo

A Venezuela assinou um acordo de empréstimo de 5 bilhões de dólares com a China para aumentar sua produção de petróleo nos próximos meses, disse nesta terça-feira o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O mandatário socialista, falando da China em mensagem transmitida pela TV estatal venezuelana, afirmou que o empréstimo é destinado "a aumentar a produção de petróleo de forma gradual nos próximos meses", sem dar mais detalhes.

Maduro está na China como parte de uma viagem que também incluiu o Vietnã.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter