Navio brasileiro participa de exercício internacional em região africana

O Navio Patrulha Oceânico “Amazonas” participou do exercício multinacional “Obangame Express 2018”, realizado na costa da África, e conduzido pela U.S. Naval Forces Africa do Comando Africano dos Estados Unidos, entre os dias 21 e 29 de março.

Esta foi a quinta participação da Marinha do Brasil no exercício que ocorre anualmente desde 2010. A operação contou com a mobilização de efetivos das Marinhas africanas, americanas e europeias, totalizando 31 países, permitindo a interoperabilidade das nações participantes a fim de contribuir para o incremento da segurança marítima no Golfo da Guiné.

O “Amazonas” atuou nas águas de jurisdição de Angola, República Democrática do Congo e República do Congo, realizando exercícios de segurança na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e de combate à pirataria, ao roubo armado, à pesca ilegal, ao tráfico ilícito de drogas e de pessoas. De acordo com o Comandante do Navio, Capitão de Fragata Márcio Braga de Souza, o “Obangame Express” proporcionou compartilhar com outras Marinhas a doutrina e os procedimentos adotados no Brasil, além da troca de experiências em relação à atuação em águas internacionais.

“Mostramos nossa bandeira em águas jurisdicionais de países africanos de importância estratégica para o Brasil. Pudemos constatar como eles estão lidando no combate aos crimes de pirataria e tráfico no mar. Além de estreitar nossos laços de amizade e cooperação”, afirmou.

Navio Patrulha Oceânico “Araguari” recebe alunos e professores de escolas municipais

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, recebeu, no dia 9 de maio, alunos e professores das Escolas Municipais Henrique Castriciano e Erivan França, ambas de Natal.

A visita aconteceu dentro do projeto “Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil”, que tem como objetivo sensibilizar e capacitar estudantes da rede municipal de Natal-RN para atuarem como agentes multiplicadores no desenvolvimento de ações educativas.

No total, 51 alunos e sete professores tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de bordo e as missões realizadas pelo no NpaOc “Araguari”, além de receberem informações sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil. O Projeto ”Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil” é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Natal e tem como apoiadores a Marinha do Brasil e outros órgãos públicos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter