Brasil – África: Comando da Marinha de Gana visita Organizações Navais da Marinha do Brasil

No dia 22 de janeiro, o Capitão-de-Mar-e-Guerra (Commodore) Seth Amoama, Chefe do Estado-Maior do Comando da Marinha de Gana, realizou uma visita ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).

Na ocasião, o Commodore foi acompanhado do Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, e do Capitão-de-Mar-e-Guerra Samuel Angmor, Superintendente do Arsenal de Marinha em Sekond.

 
Após recepcionar as autoridades, o Contra-Almirante Flávio Soares Ferreira, Comandante do CIAW, proferiu uma palestra onde apresentou os principais Cursos oferecidos às Marinhas Amigas, ministrados no Centro de Instrução. 

Na ocasião, o Contra-Almirante Flávio enfatizou, ainda, os objetivos e os requisitos básicos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA), no Curso de Aperfeiçoamento de Superfície em Comunicações, Eletrônica, Armamento e Máquinas, no Curso Expedito de Técnica de Ensino e no Curso Expedito de Certificação de Auditores em Segurança das Informações Digitais em Redes de Computadores.

Visita o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

No dia 22 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) recebeu a visita da comitiva da Marinha de Gana, composta pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (Commodore) Seth Amoama, Chefe do Estado-Maior do Comando da Marinha de Gana, e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Samuel Angmor, Superintendente do Arsenal de Marinha em Sekond. 

Os integrantes assistiram a uma palestra sobre a estrutura organizacional do CIASC e visitaram suas instalações.

Chefe do Estado-Maior da Marinha de Gana visita Centro de Instrução Almirante Alexandrino

No dia 21 de janeiro, o Chefe do Estado-Maior da Marinha de Gana, Commodore Seth Amoama, e Comitiva visitaram o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).

Na oportunidade, a Comitiva, acompanhada pelo Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, conheceu os laboratórios da Escola de Elétrica-Eletrônica, o galpão da Escola de Máquinas e os Navios de Pedra (simuladores).

O Contra-Almirante Herman Iberê Santos Boehmer Junior, Comandante do Centro de Instrução, destacou a excelência na formação e na especialização dos cerca de cinco mil alunos que passam anualmente pelo CIAA.

Delegação da Marinha de Gana visita o GRUMEC

No dia 19 de janeiro, o Chefe do Estado-Maior do Comando da Marinha de Gana, Capitão-de-Mar-e-Guerra (Comodoro) Seth Amoama, acompanhado pelo Superintendente do Arsenal de Marinha em Sekond, Capitão-de-Mar-e-Guerra Samuel Angmor, e do Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, visitou o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).

O evento cumpriu o propósito de apresentar a Organização Militar (OM) à delegação ganesa e, ainda, procurou estimular a interoperabilidade entre as duas marinhas.

A comitiva foi recebida pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Roberto Koncke Fiuza de Oliveira, e conduzida pelo Comandante do GRUMEC, Capitão-de-Fragata Luís Guilherme Faulhaber de Oliveira Rabello.

Após uma breve apresentação sobre as principais atividades da OM, ocorreu uma exposição de alguns equipamentos empregados pelo grupamento. Entre eles, o robô utilizado na Desativação de Artefatos Explosivos e o Veículo de Propulsão de Mergulhadores de Combate.

A delegação também observou os aparelhos especiais empregados nas abordagens não cooperativas em navios; equipamentos de mergulho que aumentam a discrição do mergulhador quando submerso; fuzis de alta precisão; instrumentos de comunicação óticos e eletrônicos, e, ainda, os variados materiais de escalada e de salto por paraquedas.

O evento se encerrou após a realização do cerimonial de despedida ao Chefe do Estado-Maior do Comando da Marinha de Gana, no Cais Nobre da Base Almirante Castro e Silva.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter