Defesa e Cidadania asseguram continuidade de ações sociais

Margareth Lourenço


O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu para agenda de trabalho, o Ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, na manhã desta quarta-feira (03), na sede da Pasta. Azevedo destacou a importante parceria com o Ministério da Cidadania, que “possibilita ações sociais importantes para a sociedade”.

Durante reunião com assessores, Onix foi informado sobre o andamento da distribuição de kits alimentação às famílias de crianças e jovens atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) e Programa João do Pulo.

O Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, lembrou que “com a suspensão das atividades dos dois Programas, as Organizações Militares têm distribuído kits de alimentação às famílias”. Mais de 27 mil crianças e jovens são atendidas no contraturno escolar com atividades esportivas e de reforço de aprendizagem, em 202 Organizações Militares espalhadas por todo o País.

Porém, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus e as medidas de isolamento social, as aulas estão suspensas desde o fim de março. Assim, a solução encontrada foi a doação dos kits, uma vez que as crianças ficaram sem a alimentação que recebiam nas unidades militares.

As Forças Armadas montaram os kits com recursos recebidos do Ministério da Cidadania, que é parceiro dos programas, e deram início à distribuição, graças à grande capilaridade das organizações militares por todo o território nacional. O Brigadeiro lembrou que a distribuição dos gêneros está respaldada na Lei 13.987, de 7 de abril, assinada pelo Presidente da República.

Até o momento, foram distribuídos quase 30 mil kits, inclusive em comunidades indígenas e regiões de fronteira, graças à grande capilaridade das Forças Armadas, que estão presentes em todo o território nacional.

Outra parceria implementada com o Ministério da Cidadania, é o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), que atualmente conta com 788 militares atletas. Apesar do momento atual e do adiamento das Olimpíadas de Tóquio, a iniciativa continua em vigor. Após acompanhar a explanação, Onix Lorenzoni destacou “a importante atuação em conjunto com o Ministério da Defesa”. Ele assegurou o empenho da sua Pasta na continuidade dos projetos desenvolvidos pelos dois Ministérios.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter