Marinha do Brasil realiza evacuação aeromédica em alto-mar

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), realizou resgate e evacuação aeromédica de um pescador a 348 milhas náuticas, o equivalente a 644 quilômetros de Fortaleza-CE.

Nessa ação foram empregados o Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Triunfo” e a Aeronave UH-15.

A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada pelo Salvamar Norte, com o apoio do Salvamar Nordeste, e contou com a participação integrada de equipes de militares da CPCE, da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE), do RbAM “Triunfo” e equipe médica, subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval, bem como da Aeronave UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, pertencente ao Comando do 4° Distrito Naval e sediado em Belém-PA.

O aquaviário norte-rio-grandense, de 55 anos, com suspeita de ter sofrido um acidente vascular cerebral, enquanto esteve embarcado no RbAM “Triunfo”, ficou sob os cuidados de uma equipe médica do Hospital Naval de Natal e foi encaminhado, na manhã do dia 22 de fevereiro, a um hospital para continuar o atendimento médico.

Aviso de Patrulha “Anequim” resgata casal à deriva em veleiro

O Aviso de Patrulha “Anequim”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, foi acionado pelo Salvamar Sueste para prestar socorro à embarcação veleira “Boa Sorte”, que estava à deriva nas proximidades da Laje da Marambaia-RJ, no fim da noite de 23 de fevereiro.

No momento do resgate, o AviPa “Anequim” realizava inspeção naval em virtude da Operação “Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”, fiscalizando as embarcações na região de Angra dos Reis-RJ. O casal de tripulantes chegou em segurança ao porto de Angra dos Reis na manhã de 24 de fevereiro.

Navio-Patrulha “Gurupá” presta socorro a tripulante de veleiro nas proximidades do Espírito Santo

O Navio-Patrulha (NPa) “Gurupá”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, foi acionado, na manhã do dia 24 de fevereiro, pelo Salvamar Sueste para prestar socorro à embarcação veleira “Alexandria Forever”, que se encontrava sem propulsão a 60 milhas náuticas (aproximadamente 112 quilômetros) do litoral de Vitória-ES.

Segundo informações do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo Italiano. O NPa “Gurupá”, que realizava inspeção naval em razão da Operação “Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”, fiscalizando as embarcações nas proximidades do estado do Espírito Santo, deslocou-se para o local.

No período da tarde, o veleiro foi encontrado a 45 milhas náuticas (cerca de 84 Km) da costa do estado. Com a degradação das condições meteorológicas, o “Alexandria Forever” necessitou ser rebocado na madrugada do dia 25.

Embarcação e tripulante chegaram em segurança ao Porto de Tubarão, em Vitória-ES, no dia 25 de fevereiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter