Blindados e equipamentos do Exército atraem o público na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico para os cidadãos, especialmente os mais jovens, a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece até o próximo dia 27 de outubro. Neste ano, o tema escolhido para o evento foi "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

No dia 21, durante a abertura oficial do evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, destacou a importância de fomentar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável em diversos campos, como biotecnologia industrial, saúde e agronomia.

O Exército Brasileiro participa da SNCT desde sua primeira edição, apresentando à sociedade os sistemas e materiais de alto valor tecnológico que a instituição obtém ou desenvolve para o cumprimento de suas missões. Para o Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Hildo Vieira Prado Filho, a participação da Força Terrestre nesse tipo de evento é muito importante, pois dá visibilidade ao trabalho da instituição, particularmente no campo científico e tecnológico.

“Essa aproximação, principalmente com o público jovem, é a oportunidade de apresentar o que estamos fazendo para manter a nossa soberania e mostrar que para isso utilizamos a ciência e a tecnologia”, destacou.

Neste ano, o Exército colocou em exposição as viaturas blindadas Guarani e do sistema Astros 2020, além do radar de vigilância SABER-M60 e de material usado para a construção de estradas, pontes e outras obras realizadas. Aluna do 7º ano da Escola Municipal Alto da Boa Vista, em Cocalzinho de Goiás (GO), Wendy Sousa Barradas ficou impressionada com o que viu no estande do Exército.

“Eu conhecia muito pouco sobre o Exército e para mim foi uma surpresa ver quanta tecnologia é usada em todos os equipamentos que estão aqui no estande”, salientou a estudante. Alunos de oito colégios militares de todo o Brasil também estiveram no evento, apresentando projetos científicos desenvolvidos por eles, especialmente voltados ao tema da SNCT deste ano.

Foi o caso dos alunos do Colégio Militar de Recife, que criaram uma inteligência artificial que explica aos visitantes como usar materiais biodegradáveis em seu dia a dia. Já os alunos do Colégio Militar de Campo Grande trouxeram para a exposição o estudo da planta sorgo que, apesar de pouco conhecida, pode ser usada em aplicações industriais, como por exemplo na produção de plástico biodegradável.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília está sendo realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, de segunda a sábado, das 9h às 20h, e no domingo, das 10h às 17h.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter