Engenharia coordena construção de três pontes na BR-222 entre Piripiri e São João do Arraial, no Piauí

O 1º Grupamento de Engenharia está coordenando a construção de três pontes mistas na BR-222, seguindo o Plano de Trabalho de Manutenção do trecho da rodovia compreendido entre as cidades de Piripiri e São João do Arraial, no estado do Piauí.

Essas obras estão sendo executadas pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), sediado em Teresina (PI). As novas pontes, de concreto e madeira, substituirão as anteriores, que se encontravam em péssimas condições de conservação e com largura insuficiente para o tráfego simultâneo em dois sentidos.

Atualmente, o 2º BEC constrói uma ponte no km 44.8 e outra, no km 41.8, que serão concluídas até o final de 2019, antes do período chuvoso. A terceira ponte, situada no km 39.8, foi reforçada pela equipe de pontes do Batalhão, para resistir ao próximo inverno e será substituída no segundo semestre de 2020, durante a estação do verão.

Todas as pontes foram projetadas para suportar um tráfego de até 45 toneladas, por se localizarem em uma rodovia federal. Terão fundações de concreto armado, mesoestrutura em vigas metálicas e superestrutura em madeira (piso de uso).

As vigas metálicas estão sendo produzidas pelo 2º BEC, que adquire as chapas metálicas e executa a montagem e soldagem delas. Essa capacidade de projetar e construir pontes mistas amplia as possibilidades de emprego do Exército Brasileiro em futuras operações.

Fotos: 1º Grupamento de Engenharia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter