Atuação do Exército no apoio ao desenvolvimento nacional é homenageada pelo Ministério da Infraestrutura

Em cerimônia realizada no Clube Naval, na Capital federal, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, foi agraciado com a Medalha do Mérito Mauá. A solenidade de outorga aconteceu no dia 15 de agosto, com a presença de autoridades como o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Mourão Filho.

A Medalha do Mérito Mauá é concedida pelo Ministério da Infraestrutura e destina-se a homenagear aqueles que, de forma determinante, tenham contribuído para o desenvolvimento do setor de transportes.

Este ano, 180 personalidades de diversos segmentos foram laureadas nas categorias "Serviços Relevantes" e "Cruz de Mauá". O General Leal Pujol ressaltou que, na verdade, ser condecorado com a Medalha Mauá é uma homenagem ao Exército Brasileiro, pelo trabalho da instituição em prol do Brasil. "Receber uma honraria que leva o nome de um insigne brasileiro, inovador e que trabalhou pelo progresso do País, é motivo de satisfação.

O Exército Brasileiro tem sido partícipe, ao longo da sua história, no apoio à infraestrutura do Brasil, por meio de sua Engenharia, construindo não só estradas, mas também ferrovias e pontes, estendendo linhas telegráficas no passado e estabelecendo sistemas de distribuição de água por todo o País.

Por essa razão, agradecemos esse reconhecimento que é prestado", declarou. O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou o valor simbólico da Medalha Mauá, "que leva o nome de um brasileiro que fez muito pela infraestrutura do Brasil, sendo pioneiro na industrialização do País".

O ministro salientou, ainda, que o fato de personalidades de diferentes setores da sociedade estarem sendo agraciadas "é significativo para demonstrar que a solução dos problemas nacionais é responsabilidade de todos, não é uma tarefa só do Governo", assinalou.

Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde de Mauá, foi um homem com múltiplas atividades. Industrial, banqueiro, político e diplomata, ele foi o primeiro a construir estaleiros, trilhos ferroviários e a primeira rodovia pavimentada do Brasil, a Estrada União e Indústria, em Petrópolis (RJ).

Por sua atuação pioneira e visionária, tornou-se Patrono da Marinha Mercante, dos Transportes, do Empreendedor Brasileiro e do Ministério da Infraestrutura.

Fotos: Sd Lucas Almeida / CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter