Projeto Rondon comemora 50 anos com Operação no estado de Rondônia

O estado de Rondônia receberá, de 6 a 23 de julho, a Operação “Rondônia Cinquentenário”, que faz parte das comemorações dos 50 anos do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Durante esse período, 15 municípios serão visitados por cerca de 310 professores e alunos de 30 instituições de Ensino Superior, para realizar ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliam o bem-estar de comunidades.

Rondônia foi sede da primeira operação do projeto, em julho de 1967. De lá para cá, depois de uma pausa até 2005, ocorreram 76 operações, em 1.142 municípios de 23 estados, envolvendo a participação de 2.170 Instituições de Ensino Superior (IES) e 21.436 universitários e professores. As ações multiplicadoras atingiram mais de 2 milhões de pessoas.

O Projeto

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de trabalhar o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta, ainda, com a participação, por intermédio do Comitê de Orientação e Supervisão (COS), dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil e da Secretaria de Governo da Presidência da República.

As Forças Armadas garantem a logística e a segurança necessárias às Operações, por intermédio das unidades militares, que servem de apoio e base para os estudantes e professores.

O projeto leva o nome do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que no início do século XX, desbravou o interior do Brasil percorrendo mais de 100 mil quilômetros, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno, e principalmente, estabelecendo relações cordiais com as comunidades indígenas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter