FAB apoia vítimas das chuvas em Pernambuco

Ten Cynthia Fernandes


Ao todo 720 litros de água mineral e 1080 kg de alimentos perecíveis vão ser transportados pelo helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), nesta quinta-feira (01/06), para o município de Sirinhaém, uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas no Estado de Pernambuco (PE).

Desde segunda-feira, dois helicópteros, sendo um da Força Aérea Brasileira (FAB) e outro da Marinha do Brasil (MB)estão engajados na missão de oferecer apoio às vítimas das enchentes.

Na quarta-feira (31/05), a FAB transportou 1800 kg de alimentos para as cidades de Catende e Palmares. A Marinha levou 192 garrafas de água e 100 cestas básicas para os municípios de Sirinhaém e Ribeirão. Desde o início da semana, cidades vêm recebendo ajuda das Forças Armadas, convocadas pelo Ministério da Defesa.

A operação conjunta está sendo coordenada diariamente para que sejam atendidos pontos estratégicos do Estado. Embora o tempo fechado e as fortes chuvas estejam dificultando os pousos e decolagens dos helicópteros militares, em média, cada aeronave faz duas saídas diárias.

Sete militares compõem a tripulação básica de cada helicóptero, com dois pilotos, dois mecânicos e três homens SAR (do inglês, Search and Rescue), habilitados em busca e salvamento.

O Tenente Arthur Fernandes é um dos pilotos do Caracal que está envolvido na missão humanitária. Segundo ele, o alto volume das chuvas rompeu barragens e destruiu pontes, alagando vários municípios. “A gente se coloca no lugar das vítimas e percebe o quanto o nosso apoio é importante”, destaca o militar, que participa da sua primeira missão humanitária real.

Guarnição de Aeronáutica de Recife ajuda vítimas da chuva no Nordeste

As chuvas têm castigado Pernambuco nos últimos dias e já deixaram mais de 55 mil pessoas desabrigadas, tendo sido decretada situação de emergência em 24 municípios do Estado. Sensibilizada com a situação, a Guarnição de Aeronáutica de Recife iniciou, na última segunda-feira (29/05), a campanha “Ajude com pouco a quem perdeu muito com as chuvas”.

Mais de 500 quilos de donativos já foram arrecadados, entre roupas, calçados, água e alimento não perecível. O objetivo da campanha é minimizar o sofrimento das famílias que perderam seus bens materiais, levando um pouco de conforto, por meio da solidariedade dos militares e servidores civis da Guarnição.

“A participação da Força Aérea é de extrema importância neste momento delicado. Há muitas pessoas necessitadas em diversas regiões de difícil acesso devido às chuvas.

A capacidade de levarmos uma grande quantidade de carga com a aeronave H-36 Caracal nos permite dar uma pronta resposta e minimizar o sofrimento dessas pessoas que estão passando por sérias dificuldades”, afirma o Coronel Alexandre Hoffmann, Comandante da Ala 15.

Apoio Desde terça-feira (30/05), um helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), está engajado na missão de levar mantimentos para áreas estratégicas de Pernambuco.

Fotos:  Agência Força Aérea / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter