Exército simula socorro aéreo de ferido e atende população

Elvio Lopes
O Progresso / MS

 

O Exército Brasileiro realizou, de sábado (12) a segunda-feira (14), no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, na Capital do Mato Grosso do Sul (MS), o exercício de mobilização denominado Operação Dr. Antônio da Luz, com a finalidade de adestrar uma companhia de saúde avançada e emprego de reserva mobilizável para prestar atendimento ambulatorial com tratamento médico e odontológico à população previamente cadastrada pela Secretaria Municipal de Saúde que estavam com demanda reprimida no setor.

Nos três dias, ação, que mobilizou um efetivo de 25 reservistas, sendo 5 tenentes, 10 sargentos, 4 cabos e 6 soldados, conforme o quadro de cargos remetido pelo Comando de Operações Terrestres (COTer), atendeu mais de mil pessoas, nas barracas e contêineres montados no parque.

Os reservistas receberam fardamento e materiais para a execução das atividades e identificaram as regras para a exploração de rádio, sintonização e operação dos equipamentos e realizaram uma simulação de socorro a um militar ferido em área de combate, com transporte aéreo a partir dos primeiros atendimentos no Posto de Atendimento Avançado do Parque Ayrton Senna.

Ainda dentro do cronograma foram inseridas a utilização de ração operacional, atividades físicas, tratamentos de ferimentos, apronto operacional, temas sobre como se comportar corretamente dentro e fora do quartel, além de outros assuntos relacionados à vida militar.

Os trabalhos da operação inédita do Exército Brasileiro foram realizados pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e coordenados pela 9ª Região Militar e executados em parceria com o Grupamento Logístico, Núcleo do 9º Batalhão de Saúde e da 9ª Companhia de Pessoal.

No domingo, enquanto a população era atendida nos consultórios e salas de exames, o general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, comandante Militar do Oeste visitou o parque, recebendo relatório dos coordenadores da operação, entre os quais o general de Brigada Luciano José Penna, comandante da 9ª Região Militar e outros oficiais acompanharam a simulação de resgate de militar ferido em batalha por um helicóptero do CMO ao Hospital Militar de Campo Grande.

O exercício, segundo a assessoria do CMO, garante a oportunidade de empresas interessadas na defesa Nacional se cadastrarem, visa a conscientizar os militares da reserva não remunerada sobre a importância da mobilização de pessoal nas operações de interesse da Pátria, adestrar os integrantes do Sistema de Mobilização do Exército (Simobe), reforçar o vínculo do pessoal da reserva com a Força Terrestre e capacitá-los por meio de diversas atividades.

As atividades começaram no dia 7 e seguem até hoje (16) com instruções e orientações aos reservistas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter