FAB forma 106 novos Oficiais no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nessa quinta-feira (05), a solenidade militar de formatura de 106 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) – Turma Orion, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Genesis, ambos voltados para graduados do efetivo da FAB.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença do General de Exército Rômulo Bini Pereira; do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; entre outras autoridades.

“A formatura representa o fim de um ciclo. Esses novos Oficiais serão os futuros líderes da nossa Força. Tenho plena convicção de que cada um deles cumprirá com bastante entusiasmo o compromisso aqui assumido, perante a Bandeira Nacional. Meus cumprimentos aos formandos e que sejam muito felizes nas suas novas funções”, disse o Comandante da Aeronáutica.

O Comandante do CIAAR falou da satisfação ao entregar à Força mais 106 militares do CFOE e do EAOF. “São Oficiais que vão nos ajudar no cumprimento da missão da FAB”, completou.

Durante a solenidade, o Segundo-Tenente Especialista em Comunicações Evandro Calixto Moreira da Cunha Simões passou o Estandarte do CIAAR ao novo líder do Corpo de Alunos, Aluno Wellington José da Silva. A Passagem do Estandarte representa a dedicação e o empenho dos militares de hoje e de ontem, mantendo a tradição do Código de Honra do Aluno do CIAAR: “Ser, Saber, Agir e Liderar”.

O Segundo-Tenente Evandro, primeiro colocado do CFOE, e o Segundo-Tenente Adriano Marco Segatto do Nascimento, primeiro colocado do EAOF, receberam, respectivamente, o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa das mãos do Comandante do CIAAR e o Prêmio Força Aérea Brasileira das mãos do Diretor de Ensino da Aeronáutica. O Comandante da Aeronáutica procedeu a entrega da espada, que é o símbolo do oficialato, e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, também, aos primeiros colocados.

"Se cheguei ao final do CFOE como primeiro colocado, devo isso primeiramente a Deus, aos meus instrutores, à minha família, e, acima de tudo, à minha esposa Sabrina, que me deu todo o apoio e suporte que eu precisava nesses dois anos de estudo", disse o Tenente Evandro, que agora atuará no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), no Rio de Janeiro (RJ).

Já o Segundo-Tenente Adriano fará parte do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT). "Aqui cheguei com muitas expectativas e dúvidas; daqui parto honrado por ter conquistado a primeira colocação da Turma Gênesis, com o coração cheio de alegria e me sentindo apto a contribuir com o propósito maior da Força Aérea Brasileira", ressaltou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos formandos pelos padrinhos e madrinhas, o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional, o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional "fora de forma". Os novos oficiais exercerão as novas funções em Organizações Militares distribuídas por todo o país.

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter