Logística conjunta no Alto e Médio Solimões será responsável por transporte de 3.600 toneladas de materiais

No dia 10 de junho, a 16ª Base Logística (16ª Ba Log), sediada em Tefé (AM), Médio Solimões, por meio do Empurrador Carajás, finalizou a evacuação do Empurrador Javari, do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), que condizia duas balsas da Comissão Regional de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), cada balsa com 900 toneladas de materiais de construção e equipamentos do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC).

Os materiais serão empregados em obras no Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (C F Sol/8º BIS), localizado em Tabatinga (AM), Alto Solimões, e na reforma da pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF), Estirão do Equador, no Rio Javari, fronteira do Brasil com o Peru.

Nessa mesma semana, por meio do apoio de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), a 16ª Ba Log recebeu um novo motor de propulsão, além de peças de reposição que serão aplicados em outros dois empurradores da COMARA, indisponibilizados no porto da organização.

Cada empurrador transportará 900 toneladas de materiais e equipamentos do 6º BEC para a execução de obras no C F Sol/8º BIS e no 4º PEF. No final da operação, a missão logística conjunta será responsável pelo transporte de 3.600 toneladas de materiais em um deslocamento totalmente fluvial por meio dos rios Javari e Solimões. O Empurrador Carajás, meio da 16ª Ba Log, percorrerá um total de aproximadamente 2.000 quilômetros em 30 dias de navegação.

Fotos: 1º Ten Cruz e ST Eduardo / 16ª Ba Log

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter